sábado, 28 de maio de 2011

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário lança Caderno de Plano de Manejo

A Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC/Mapa)  lança, nesta terça-feira (31), a primeira tiragem do Caderno do Plano de  Manejo Orgânico, com mil exemplares.  A publicação funciona como um manual para difundir princípios e técnicas desse tipo de produção. O lançamento é  parte da programação da 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos, realizada entre  29 de maio e 3 de junho em todo o país.

O caderno detalha o processo para a elaboração do plano de manejo e é > destinado, principalmente, a agricultores familiares. A previsão é que até > julho o manual seja distribuído pelas Superintendências Federais de Agricultura e parceiros de assistência técnica rural a produtores orgânicos de cada região do país.
O plano de manejo é um documento que tem o objetivo de esclarecer, em > detalhes,  o que acontece durante a produção, com o intuito de facilitar a > fiscalização. “Fazer esse documento e entender a legislação é um processo muito difícil e era um entrave para os agricultores familiares. O caderno veio facilitar isso. À medida que o produtor preenche o manual, ele também aprende e, no fim, já tem um plano de manejo pronto” explica a fiscal da Coordenação de Agroecologia da SDC, Virgínia Lira.

A 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos terá como tema Produtos Orgânicos -  Ficou mais fácil Identificar. O objetivo é divulgar as formas de identificação dos orgânicos: o selo brasileiro oficial e a declaração de cadastro do produtor familiar. A programação inclui atividades regionais, coordenadas pelas Comissões de Produção Orgânica (CPOrgs), em todas as Superintendências Federais de Agricultura do país. Mais in formações no site
> http://www.prefiraorganicos.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário