sábado, 28 de maio de 2011

Denúcia: Agricultor foi assassinado enquanto vendia verduras em município do Estado de Rondônia

Líder de assentamento do Amazonas é assassinado por pistoleiros
Manaus , 27 de Maio de 2011
Elaíze Farias

Agricultor foi assassinado enquanto vendia verduras em município do Estado de Rondônia
 
O agricultor e líder de assentamento Adelino Ramos já havia feito várias denúncias sobre as ameaças de morte que vinha sofrendo (Divulgação Sepror/Jimmy Maciel )
Adelino Ramos, 57, líder do Projeto de Assentamento Florestal (PAF) Curuquetê, localizado no município de Lábrea (a 701,62 quilômetros de Manaus), foi assassinado na manhã desta sexta-feira (27). Foram desferidos seis tiros contra o agricultor.
Conhecido como Dinho, o agricultor foi assassinado por volta de 10h em frente à casa de um cliente das verduras que ele vendia no município de Vista Alegre de Abunã, em Rondônia, na divisa com o Estado do Amazonas.
Ele também era líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), que surgiu após o massacre de Corumbiara (RO), em 1996, do qual ele foi sobrevivente.
O advogado do assentamento e de Adelino Ramos, que pediu para não ter seu nome relevado, disse que o agricultor já havia denunciado as várias ameaças que vinha sofrendo para a Ouvidoria Agrária do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e para a Polícia Federal.
“As ameaças eram de fazendeiros e de toreros (pessoas que roubam toras de madeiras). Desde que o Incra doou a terra aos agricultores, os fazendeiros se viram lesados”, disse o advogado, que mora em Porto Velho (RO), onde Adelino será enterrado.
No PAF Curuquetê vivem aproximadamente 20 famílias. “As famílias estão com medo, algumas pessoas querem ir embora, se sentem desprotegidas”, disse ele.
Para o advogado, a demora do Incra em publicar a portaria regularizando o assentamento também contribui para aumentar a insegurança na área.
Adelino Ramos será enterrado neste sábado (28), em Porto Velho (RO).


Para ver a matéria acesse: http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Lider-assentamento-Amazonas-frequentemente-CPT_0_488351221.html.

Nenhum comentário:

Postar um comentário